APA Lagoas de Guarajuba
Diploma legal:
Resolução CEPRAM nº 387 de 27 de fevereiro de 1991
Zoneamento:
Resolução CEPRAM nº 388 de 12 de março de 1991
Importância da APA Lagoas de Guarajuba
Constitui uma das áreas úmidas mais significativas do Litoral Norte do Estado da Bahia, devido ao desempenho de importantes funções ambientais tais como: funciona como tampões hidrológicos para reservatório subterrâneos, além de mitigar os efeitos da poluição do ar e da água; e serve de abrigo e reprodução para aves migratórias, jacarés e sucuris, entre outras espécies.
Localização e área
Com uma área de 230 ha, a APA está localizada no município de Camaçari – BA, compreendendo a localidade denominada de “Lagoas de Guarajuba” e toda porção de terreno situada entre a BA-099 / Estrada do Coco e a Plataforma Continental interna, tendo como limite a Noroeste o Rio Pojuca e a Sudoeste o Rio Jacuípe.
Atributos Naturais
Caracteriza-se por uma seqüência de ecossistemas de áreas úmidas associadas, onde estão inseridos pântanos, manguezais, brejos e lagoas de água doce que constituem a Lagoa de Guarajuba-Velado e ocupam o fundo dos vales aluviais.
Também merece destaque a faixa litorânea, incluindo as áreas de desova de tartaruga marinha até a zona de plataforma interna delineada por recifes coralíneos.
Aspectos Relevantes
Atividades inerentes aos costumes de populações tradicionais: pesca artesanal e mariscagem
Pequena atividade do artesanato popular local
Lagoa de Guarajuba-Velado
Praia de Guarajuba
Estuário do Rio Jacuípe
Principais Conflitos Ambientais
Ocupação imobiliária irregular
Desmatamento de manguezais
Caça e pesca predatória
Lançamento de esgoto domestico
Deposito irregular de lixo
Invasões
Lançamento de efluentes industriais