Fóruns

FÓRUM NACIONAL DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas é uma instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos pelos Sistemas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos do país. O Fórum tem como objetivo promover a articulação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil com a finalidade de fortalecê-los enquanto parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos e de maneira descentralizada, integrada e participativa. Para maiores informações sobre o Fórum Nacional acesse: http://www.rebob.org.br/


FÓRUM BAIANO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

O Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas – FBCBH é uma instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Hídricos existentes no território do Estado da Bahia e Interestadual. Dentre as suas competências estão a de fomentar a troca de experiências dos diferentes Comitês de Bacias Hidrográficas constituídos, articular os Comitês em nível estadual e interestadual, visando o fortalecimento dos mesmos como parte de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa, bem como facilitar a interlocução do conjunto dos Comitês com órgãos ou instituições regionais, territoriais, estaduais e federais, sem substituir ou suplantar o direito dos Comitês com estas instâncias. Este Colegiado é composto por três representantes de cada Comitê, legalmente constituídos no Estado da Bahia, sendo um de cada segmento.

A criação do Fórum representa um esforço no sentido de aproximar as discussões de âmbito estadual e nacional sobre a gestão das águas. Seguindo a linha de estados como Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina, que já possuem Fóruns, a Bahia pretende promover através deste espaço o exercício permanente de diálogo, articulação e busca de consenso de seus comitês.

Regimento Interno do Fórum Baiano

Coordenação do Fórum Baiano:

Coordenador-Geral -Paulo Henrique Muricy Nunes Júnior (ASPAFF- Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte de Jacobina)

Coordenador-Adjunto – Almacks Luís Silva (Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região do Piemonte da Diamantina)

Secretário – Ednaldo de Castro Campos (Associação dos Fruticultores da Adutora da Fonte – AFAF)