Estudos Diversos

Plano de Ações Estratégicas para gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio Paraguaçu e do Recôncavo Norte e Inhambupe – PAEPRNI

O Plano de Ações Estratégicas (PAE) foi idealizado com o objetivo de proporcionar o escalonamento da elaboração do Plano de Bacia. Proporciona avanços em ocasiões onde limitações de recursos financeiros e/ou de tempo não viabilizem a elaboração integral do Plano de Bacia.

O PAEPRNI identifica as questões de gestão consideradas mais relevantes para a ordenação das relações entre a sociedade e seus recursos hídricos.

É construído a partir da elaboração de um diagnóstico estruturado em temas básicos e concluído a partir de uma análise integrada. Os programas e ações propostas são concentrados em medidas não estruturais que objetivam o aperfeiçoamento da aplicação dos instrumentos de gestão previstos na Lei Estadual 11.612/2009.

O PAEPRNI foi desenvolvido em quatro fases :

Fase inicial: Coleta de dados e definição da base cartográfica.

Fase estruturante: Caracterização das bacias, caracterização do cenário socioeconômico e histórico-cultural , caracterização institucional e legal, Diagnóstico das disponibilidades e demandas hídricas e• Balanço hídrico.

Fase de análises integradas: análise das informações geradas na fase anterior dentro de uma perspectiva integrada,

Fase propositiva: Montagem de alternativas a serem adotadas para o enfrentamento dos problemas e ações a serem implantadas pelo sistema.

Os Planos de Ações Estratégicas se encontram abaixo.

Paraguaçu

Recôncavo Norte e Inhambube