Monitoramento

Previsão por Região

 

A previsão do tempo para esta quinta-feira está indicando tempo instável em boa parte do interior baiano e predomínio de sol em algumas localidades isoladas. Nas regiões Oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste, Sul e parte do Recôncavo, o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas fracas e isoladas. Os maiores volumes estão previstos, sobretudo para o Oeste, São Francisco e Sudoeste. Já no Norte e Nordeste do Estado, o predomínio será de céu claro, sem chances de chuvas.

Na sexta-feira estão previstos eventos isolados de chuvas nas localidades pertencentes ao Oeste, alto São Francisco, Sudoeste, Sul e extremo norte do Estado. Vale ressaltar que os maiores volumes são esperados para os municípios do extremo norte baiano, onde fazem divisa com os estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Por outro lado, na faixa central do Estado (incluindo Salvador e região metropolitana), o céu ficará com variação de nebulosidade, com pouca (ou nenhuma) possibilidade de chuvas.

No sábado, áreas de instabilidade deverão tomar conta da Bahia, deixando o céu com nuvens carregadas em algumas partes do interior do Estado. Esta condição é válida para, praticamente, todas as regiões da Bahia, sendo os maiores acumulados de chuvas esperados para os extremos Oeste e Norte. Nas demais áreas (incluindo Salvador e região metropolitana), o predomínio será apenas de céu nublado com possibilidade de chuvas fracas e em áreas isoladas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia.

No domingo, devido ao avanço de uma frente fria, que se desloca desde o Sudeste brasileiro em direção à Bahia, o tempo deverá continuar instável nas localidades pertencentes ao Oeste, alto São Francisco, Chapada Diamantina, Sudoeste e extremo Sul do Estado, com previsão de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. Nas demais áreas, sobretudo na faixa centro-norte baiano, o tempo deverá ficar com predomínio de céu parcialmente nublado, com poucas chuvas previstas. Caso estas venham ocorrer serão de fraca intensidade e de forma isolada. Esta condição também é valida para Salvador região metropolitana.

Na segunda-feira, a tendência será de tempo nublado, com chuvas isoladas, nos municípios do Oeste, São Francisco e extremo Sul da Bahia. No Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste, baixo Sul e parte do Recôncavo Sul, o céu ficará com variação de nebulosidade, com chances de chuvas fracas e isoladas. Já em áreas do Nordeste e Recôncavo Norte (incluindo Salvador e região metropolitana), a previsão é de céu claro, entre nuvens, e sem chances de ocorrer chuvas.

Na terça-feira de Carnaval, o tempo deverá ficar com maior predomínio de céu parcialmente nublado a claro, sem chances de ocorrer chuvas, no lado leste do São Francisco, todo o Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste, baixo Sul, Recôncavo (incluindo Salvador e região metropolitana) e Nordeste. Somente na faixa oeste do Estado, ainda estão previstos eventos de chuvas fracas a moderadas, podendo ocorrer a qualquer hora do dia.

 

 

(Previsão elaborada em 20/02/2020, às 12h00)