Qualidade das Águas

 

Programa MONITORA

O Programa MONITORA foi lançado pelo Governo da Bahia em 2007 e entrou em execução a partir do ano 2008. Executado pela Coordenação de Monitoramento dos Recursos Ambientais e Hídricos (COMON), o Programa tem como objetivos: avaliar a evolução espacial e temporal da qualidade das águas para os diferentes fins; correlacionar suas condições qualitativas aos usos e ocupações do solo nas diferentes bacias; gerar informações relativas às áreas prioritárias para o controle da poluição da água; subsidiar a elaboração de propostas de enquadramento de rios; e fornecer informações para os sistemas nacional e estadual de informações de recursos hídricos.

Atualmente, são monitorados 186 rios e reservatórios do estado da Bahia, num total de 454 pontos de amostragem de água. As coletas são realizadas sistematicamente a cada três meses, sendo analisados diversos parâmetros físicos, químicos e biológicos.

Veja os Relatórios do Monitora

Consulte os Resultados do Monitora

Avaliação da qualidade ambiental dos rios e lagoas de Salvador

O INEMA realiza anualmente um diagnóstico da qualidade das águas dos rios e lagoas da cidade de Salvador desde o ano de 2013. Estes estudos têm como objetivo avaliar o impacto da urbanização sobre a qualidade ambiental dos rios, lagoas e represas da cidade.

São avaliados trechos de rios urbanos localizados em 13 (treze) bacias hidrográficas nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas: Rio Camarajipe, Rio do Cobre, Rio Ipitanga, Rio Jaguaribe, Lobato, Rio Lucaia, Rio dos Macacos, Ondina, Rio Paraguari, Rio Passa Vaca, Rio das Pedras (e Pituaçu), Rio Sapato e Rio dos Seixos. Também são avaliadas as principais lagoas urbanas da cidade como lagoa do Abaeté, lagoa de Pituaçu e Dique do Tororó.

 

Rios de Salvador:

Relatório Anual – Rios de Salvador – 2013

Relatório Anual – Rios de Salvador – 2014

Relatório Anual – Rios de Salvador – 2015

Relatório Anual – Rios de Salvador – 2016

Relatório Anual – Rios de Salvador – 2017

Relatório Anual – Rios de Salvador – 2018

Relatório Anual – Rios de Salvador – 2019

 

Lagoas de Salvador:

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2013.1

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2013.2

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2014

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2015

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2016

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2017

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2018

Relatório Anual – Lagoas de Salvador – 2019