APA da Plataforma Continental do Litoral Norte

Decreto de Criação:
Decreto estadual n° 8.553 de 5 de junho de 2003

Importância da APA da Plataforma Continental do Litoral Norte
O Litoral Norte do Estado da Bahia é utilizado como sítio de desova e criação de larvas de peixes em todas as épocas do ano, com maior densidade de ovos no período chuvoso e maior densidade de larvas no período seco.
A região marinha do Litoral Norte é ainda freqüentada pelas Baleias Jubarte, nos meses de inverno e primavera, para fins de reprodução e criação de filhotes. Os principais pontos onde se pode avistar baleias ocorrem na região da plataforma continental externa de talude. Esta região é destaque também por se configurar como local de desova de quatro espécies de tartaruga marinha.

Localização e área
Localizada na porção norte do Litoral Baiano, a APA Plataforma Continental estende-se desde o Farol de Itapoã até a divisa com o Estado de Sergipe, às margens do Rio Real, totalizando uma área de aproximadamente 362.266 ha.

Atributos Naturais
A plataforma continental é estreita, apresentando largura média de 20 km.
As plataformas continentais marinhas estão entre os ecossistemas mais produtivos dos oceanos. Esta produtividade influencia de forma marcante as comunidades bentônicas, resultando em uma biomassa e uma maior densidade do que em ambientes mais profundos. A baixa profundidade da plataforma continental permite também que as comunidades pelágicas interajam de forma marcante com os bentos.
A largura média da plataforma continental é de aproximadamente 20 km. Esta largura cresce progressivamente no sentido sul – norte. Os trechos onde a plataforma é mais estreita estão os municípios de Camaçari (5km) e Mata de São João (11Km).

Aspectos Relevantes
A Plataforma, após a reocupação pelas Jubarte, poderá se configurar como um excelente local para visitação com o objetivo de avistar esta espécie, desenvolver pesquisa científica e ecoturismo, ações já realizadas pelo Projeto Baleia Jubarte em sua base situada na Praia do Forte.

Principais Conflitos Ambientais
Pesca predatória
Disposição inadequada de resíduos sólidos
Exploração inadequada dos recifes de corais
Colisão das baleias Jubarte com embarcações