Qualidade das Praias

Balneabilidade é entendida como qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este contato direto e prolongado onde há possibilidade de ingerir quantidade significativa de água.

O monitoramento da balneabilidade no Estado da Bahia é realizado pelo Inema, através da Coordenação de Monitoramento de Recursos Ambientais e Hídricos da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental, atendendo as especificações da Resolução N.º274/2000 do CONAMA que define critérios para classificação das águas destinadas a recreação de contato primário.

A Rede Amostral de Monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 121 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para analises da balneabilidade são coletadas sistematicamente semanalmente, no período da manhã em locais com maior concentração de banhista.

Para o monitoramento da balneabilidade utiliza-se como microrganismo indicador de contaminação a Escherichia coli que embora não seja, de modo geral, patogênica, sua presença na água evidencia poluição recente de origem exclusivamente fecal humana e/ou de animal.

A metodologia de análise das amostras segue as recomendações do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater 21th ed.

A condição da balneabilidade nos pontos monitorados é avaliada continuamente durante todo o ano, analisando a densidades de bactérias em um conjunto de amostras obtidas em cinco semanas consecutivas o que possibilita classifica-la em quatro categorias: Excelente, Muito Boa, Satisfatória e Imprópria, podendo agrupar-se as três primeiras na categoria Própria. Para simplificar a divulgação dos resultados passou-se a usar a classificação como Própria ou Imprópria.

A divulgação dos resultados sobre as condições de balneabilidade das praias são atualizadas e disponibilizadas semanalmente através do Boletim de Balneabilidade, disponível no site.

BOLETIM PRAIAS SALVADOR

BOLETIM COSTA DOS COQUEIROS

BOLETIM BAÍA DE TODOS OS SANTOS

BOLETIM PRAIAS COSTA DO CACAU

BOLETIM COSTA DO DESCOBRIMENTO