Monitoramento

Tendência Climática

A Tendência Climática ou Previsão Climática é elaborada mensalmente a partir da estimativa das condições oceânicas e atmosféricas predominantes nos meses que antecedem esta previsão, bem como, através dos dados de séries históricas com períodos acima de 30 anos.

A elaboração dessa previsão inclui o uso de modelos numéricos, que são baseados em parâmetros oceânicos e atmosféricos, descrevendo as ocorrências futuras esperadas em uma determinada região. Esta tendência do comportamento climático é de fundamental importância para as tomadas de decisão em diversos segmentos da sociedade, entre eles podemos citar: planejamento de safras e geração de energia; defesa civil, monitoramento ambiental, entre outros.

Na Bahia, a elaboração mensal desse prognóstico do clima tem como base os resultados das Reuniões Climáticas (realizadas mensalmente pelos Centros Estaduais de Meteorologia e também pelo CPTEC/INPE e INMET).

Clique Aqui  para acessar o Boletim com a Tendência Climática do trimestre “Abril a Junho de 2018”.

 

Clique Aqui para acessar o Relatório da Reunião Mensal de Análise e Previsão Climática para o Nordeste brasileiro, referente ao trimestre “Abril a Junho de 2018”.