Rancho Letty

Portaria de criação:
Portaria INEMA nº 6.372/2013 de 18 de novembro de 2013.

Localização e área

A RPPN Rancho Letty está localizada na Fazenda Rancho Letty, no município de Prado, região Extremo Sul do Estado, com área de 18,9045 ha, sob responsabilidade de Maria das Neves Azevedo Rodrigues.

 Atributos Ambientais
A RPPN está situada dentro do Corredor Central da Mata Atlântica, com remanescentes da floresta ombrófila densa primária e secundária em estágio avançado de regeneração. Esta RPPN possibilita a conexão com outras áreas em bom estado de conservação, formando corredores de biodiversidade e atenuando o risco de extinção das espécies ainda mais considerando a proximidade com o Parque Nacional do Descobrimento e o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Dentre as espécies da flora registrados na reserva estão: Jequitibá (Cariniana sp); Sapucaia (Lecythis ollaria); Ipê (Tabebuia sp); Embaúba (Cecropia sp) e Biriba (Eschwilera sp). Com relação à flora existem registros de: guigó (Callicebus personatus); paca (Cunniculus sp); iguana (Iguana iguana); preguiça (Bradypus sp); Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla); Tucano papo amarelo (Ramphastos toco) e Sangue-de-boi (Ramphocelus bresilius).