Nova Angélica

Portaria de criação:
Portaria SEMARH nº 26/06 de 30 de março de 2006.

Localização e área
A RPPN Nova Angélica, primeira RPPN reconhecida pelo Estado da Bahia, está localizada no Refúgio de Vida Silvestre de Uma e no entorno da Reserva Biológica de Una e possui 135,1743 ha.

Esta RPPN está inserta no município de Una, região do Litoral Sul do Estado, na Fazenda Nova Angélica, sob responsabilidade do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia – IESB.

Atributos Ambientais

Situada no Corredor Central da Mata Atlântica e apresentando, em sua maioria, vegetação secundária em estágio sucessional médio de regeneração, a RPPN Nova Angélica compõe e assegura a manutenção do corredor de vegetação entre a Reserva Biológica de Una e outros fragmentos, sendo considerado vital para a garantia do fluxo gênico, além de abrigar muitas espécies de flora e fauna de interesse especial para a conservação, por exemplo, o mico-leão-de-cara-dourada (Leonthopitecus chrysomelas) e a ave conhecida como entufado baiano (Merulax stresemanni), dentre outros.

Entre as 28 espécies de mamíferos de médio e grande porte registradas para a região de entorno da RPPN 05 (cinco) são endêmicas desta região da Mata Atlântica e 10 estão ameaçadas de extinção.

Ademais a reserva está localizada na bacia hidrográfica do Rio Una ou Aliança, que detém riqueza hídrica, em função da distribuição regular de precipitações durante o ano na região. Isso propicia a perenização da maioria dos canais fluviais, garantido a oferta de água superficial abundante.