APA Dunas e Veredas do Baixo-Médio São Francisco

Decreto de criação:
Decreto Estadual nº 6.547 de 18 de julho de 1997

Importância da APA Dunas e Veredas do Baixo-Médio São Francisco
Proteger a singularidade das formações ecológicas de dunas, brejos e veredas de buritis, e a rica biodiversidade da rede através de ações de conscientização ambiental e do fomento a atividades econômicas que pouco altere o equilíbrio ecológico florestal, extrativismo controlado, apicultura entre outros.

Localização e área
A maior parte da APA está localizada na margem esquerda do rio São Francisco abrangendo parte dos municípios de Barra, Pilão Arcado e Xique-Xique. Sua área é de aproximadamente 1.085.000 ha.

Atributos Naturais
A APA encontra-se numa região de clima semi-árido, com baixa pluviosidade, porém ocorrendo o afloramento do lençol freático em alguns pontos. A vegetação é rica, diversificada e extremamente singular, composta por uma transição entre o Cerrado e a Caatinga. Nesse contexto, surgem matas de angico e aroeira, lagoas, brejos e extensas veredas de buritis. Assim como a flora, a fauna da APA também merece destaque, apresentando inclusive algumas espécies de répteis e roedores endêmicos. A região é um grande atrativo para cientistas.

Aspectos Relevantes
A cidade de Barra
Festas regionais
O povoado de Ibiraba
Artesanato de barro
As dunas
As veredas e seus buritizais
O encontro das águas do Rio Grande com o São Francisco

Principais Conflitos Ambientais
Pesca predatória
Desmatamento
Queimadas
Caça predatória
Ocupação irregular de área de preservação permanente