APA Bacia do Cobre / São Bartolomeu

Decreto de criação:
Decreto Estadual nº 7.970 de 5 de junho de 2001

Importância da APA Bacia do Cobre / São Bartolomeu
A área abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do município de Salvador, além de importante reserva de água potável, parte integrante do sistema de abastecimento local.
A área denominada Parque São Bartolomeu representa a maior referência dos cultos afro-brasileiros e seus atributos naturais formam um santuário, objeto de culto e peregrinação desde a metade do Século XIX.
No Século XVII foi cenário de lutas de resistência à invasão holandesa. No Século XIX, sítio de quilombos, com destaque para o Quilombo dos Urubus, além de lutas que contribuíram para a consolidação da independência política nacional como a Batalha de Pirajá.

Localização e área
A APA está localizada na borda oriental da Baía de Todos os Santos, Região Administrativa do Subúrbio Ferroviário, abrangendo os municípios de Salvador e Simões Filho.
A APA bacia do Cobre / São Bartolomeu compreende uma extensão territorial de aproximadamente 1.134 ha.

Atributos Naturais
A APA caracteriza-se por uma grande diversidade de ambientes distribuídos em uma reduzida porção territorial onde se inclui: floresta ombrófila densa, ambientes fluvio-marinhos, pântanos, manguezais, rios e cascatas. Ao centro se destaca a represa do cobre (reserva de água potável), que guarda paisagens bucólicas às margens do grande espelho d’água permeando vales.
À montante, destacam-se a lagoa da paixão e as nascentes do rio do cobre.

Aspectos Relevantes
O Parque São Bartolomeu com seus rios e cascatas
A represa do Cobre e seu espelho d’água entornado por florestas
A Lagoa da Paixão e as nascentes
A floresta, as nascentes, as cascatas (Nanã, Oxum e Oxumaré), as rochas (pedra do tempo e pedra de Omulu) compõe o cenário onde freqüentemente se realizam práticas de culto de origem afro-brasileira.

Principais Conflitos Ambientais
Desmatamento
Queimadas
Extração ilegal de substancias minerais