Atributos Naturais

Fauna
No interior da lagoa, peixes de várias espécies, além de camarões, pitus, cobras d’água e outros animais. Pássaros aos montes e de variadas espécies, como canários, curiós, assanhaços ou sanhaços, beija-flores, bem-te-vis, rolinhas e azulões; que enchem o local com a beleza dos seus cantos e de suas cores.

Flora
A vegetação do Parque Metropolitano do Abaeté é formada por espécies predominantemente nativas, de porte variável, desempenhando importante papel para a manutenção da fauna. Entre as espécies mais notáveis, destacam-se vários tipos de orquídeas, algumas típicas do local, que se encontram em número muito significativo na área. Além delas, são encontrados tipos de vegetação dispostos nas mais diversas composições paisagísticas naturais.

A extensa cobertura vegetal, com manchas por vezes adensadas, é também fundamental à proteção das dunas e lagoas contra os agentes erosivos. O entrelaçamento de raízes, floras e ramagens forma uma tela natural de retenção da superfície de área das dunas e amortece os efeitos dos ventos fortes e das chuvas torrenciais. A conservação dessa vegetação de restinga é determinante para a sobrevivência de tão belo e frágil ecossistema.