CBH Sobradinho

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA

Área:
37.339 km2

Abrangência:
Região de Planejamento e Gestão das Águas XXII (RPGA XXII). Apresenta os seguintes limites geográficos: ao Norte e a Oeste, com o Estado do Piauí; ao Sul, com a RPGA da Bacia do Rio Grande, a RPGA da Bacia da Calha do Médio São Francisco na Bahia, e a RPGA da Bacia dos Verde e Jacaré e a Leste, com a RPGA do Rio Salitre e o Estado de Pernambuco.
População: 154.766

Municípios Integrantes: Barra, Buritirama, Casa Nova, Pilão Arcado, Remanso, Sento-Sé, Campo Alegre de Lourdes e Sobradinho.

Total de Municípios da RPGA XIX:
11 Municípios

Integram Totalmente esta RPGA – 5 Municípios:
Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes

Municípios com mais de 60% do território nesta RPGA:

Municípios que têm entre 40 e 60% do seu território nesta RPGA – 2 Municípios:
Sento Sé e Barra

Municípios que têm menos de 40% do território nesta RPGA – 4 Municípios:

Juazeiro, Xique-Xique, Campo Formoso e Buritirama

Clima

O clima Semi-Árido predomina em 75% da área, com chuvas anuais variando de 500 a 900 mm. No trecho inferior da RPGA, no entorno do Lago do Sobradinho, ocorre o clima Árido, com chuvas anuais inferiores a 500 mm.

Cobertura vegetal

A RPGA pertencente ao compartimento de relevo das depressões periféricas e interplanálticas, onde predomina a vegetação de Caatinga entremeadas por pastagens. Na sua parte sudoeste encontram-se áreas de Cerrado e remanescentes de Florestas Estacional.

Principais rios: Compreende as sub-bacias dos riachos Banzuá e Tatauí, na margem direita do lago, e as sub-bacias da Vereda Pimenteira e dos riachos Jibóia, Tanque Real, Grande, Ouricuri, na margem esquerda do lago.

Baixe aqui os arquivos referentes ao Comitê:

Decreto de Criação do Comitê N 11.247/08

Resolução do CONERH Nº 23

Documentos do Comitê

Relação de Dirigentes