CBH Paramirim e Santo Onofre

CARACTERIZAÇÃO DA BACIA

Área:21.952Km²

Abrangência – Região de Planejamento e Gestão das Águas XX (RPGA XX). Apresenta os seguintes limites geográficos: ao leste, com as RPGA do Rio de Contas, Rio Paraguaçu e Rio Verde e Jacaré, a sudoeste, com a RPGA do Rio Carnaíba de Dentro; a oeste, com a RPGA dos Riachos da Serra Dourada e do Brejo Velho e, ao norte com a RPGA do Lago do Sobradinho.

População:235.721

Total de Municípios da RPGA XX: 27 Municípios

Integram Totalmente esta RPGA – 10 Municípios:
Boquira, Botuporã, Caturama, Ibipitanga, Ibitiara, Macaúbas, Morpará, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Rio do Pires, Tanque Novo

Municípios com mais de 60% do território nesta RPGA – 5 Municípios:
Brotas de Macaúbas, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Ibotirama, Xique-Xique

Municípios que têm entre 40 e 60% do seu território nesta RPGA – 3 Municípios:

Ipupiara, Paramirim, Paratinga

Municípios que têm menos de 40% do território nesta RPGA – 8 Municípios:
Abaíra, Boninal, Caetité, Igaporã, Piatã, Riacho de Santana, Rio de Contas, Seabra

Clima
O clima Semi-Árido (oeste da bacia) e sub-úmido a seco (centro-oeste). A pluviosidade média é de 800mm/ano, seu período chuvoso restringe-se aos meses de outubro à março, sendo dezembro o mês mais chuvoso

Cobertura vegetal

Esta RPGA possui 3 diferentes ambientes hidrológicos: Terrenos com altas declividades e com alguma capacidade de armazenar águas em estruturas subterrâneas; Terrenos com coberturas detríticas nas depressões interplanálticas, pouco acidentados e solo de granulometria que favorece a infiltração o que resulta baixa produção de água para os rios e; Terrenos calcáreos com áreas assentadas sobre a rocha calcárea e com solo mais argiloso, o que favorece a formação do fluxo superficial, entretanto, por possuir um relevo de baixa declividade, as contribuições de chuva que chegam por via direta não são tão significativas.

Principais rios: Paramirim, Santo Onofre

Diretoria Provisória
I. Prefeitura Municipal de Caturama;
II. Associação de Desenvolvimento Comunitário São Vicente de Paulo;
III. Associação Unidos de Santo Onofre;
IV. Prefeitura de Brotas de Macaúbas;
V. Comitê Gestor do Território do Velho Chico.

Baixe aqui os arquivos referentes ao Comitê:

Resolução CONEHR Nº 66

Resolução CONERH Nº 111