Em conjunto com a Polícia Civil, Inema combate a exploração ilegal de minérios

Durante a madrugada desta quinta-feira (18), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em conjunto com a Polícia Civil, deflagrou mais uma fiscalização no âmbito das ações da Operação Extra-Ação de combate à exploração ilegal de minérios no território baiano.

A ação, ocorrida no município de Camaçari, mas precisamente nas localidades de Abrantes e Monte Gordo, flagrou a extração irregular de areia com consequente impacto ambiental associado para a fauna e flora da Mata Atlântica. Os responsáveis identificados foram conduzidos à Delegacia de Polícia para prestar depoimento e os maquinários utilizados na atividade clandestina apreendidos pelo órgão ambiental.

A Operação Extra-Ação foi iniciada na primeira semana do mês de outubro e ocorreu em diversos municípios baianos, dentre eles: Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Jaborandi, Ilhéus, Morro do Chapéu e outros. Na região do Recôncavo, a atividade conjunta dos órgãos flagrou, no município de Jaguaripe, a retirada ilegal de areia e apreendeu um caminhão e uma pá carregadeira usados na extração de areia. Na mesma ocasião, uma mulher foi detida e encaminhada à Delegacia, sendo liberada pelos agentes após depoimento.

O Inema afirma que as áreas onde houve a constatação de crime ambiental permanecerão em monitoramento pelo Instituto, pois, caso seja constatada a retomada ilegal das atividades, novas fiscalizações serão realizadas.