Governo do Estado intensifica ações de combate aos incêndios no Parque Sete Passagens

O Programa Bahia Sem Fogo (BSF) está atuando neste incêndio do Parque Sete Passagens desde o último dia 14/10. A equipe é composta pelo corpo de bombeiros militares e mais 03 equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com técnicos de fiscalização da Unidade Regional (UR) Piemonte da Diamantina e da Unidade de Conservação (UC) do próprio Parque, além de guardas-parque e da UR Sertão do São Francisco.

Também auxiliam no combate quatro aeronaves do Programa BSF e veículos 4×4, para dar suporte na condução dos bombeiros que trabalham juntos com brigadistas voluntários e bombeiro civil.

Importante ressaltar que o Governo do Estado não só está preocupado com o combate, mas também com o monitoramento e fiscalização. Todos os dias técnicos da Sema e do Inema emitem boletim de monitoramento dos focos de calor para ajudar no planejamento das ações de campo.

Bahia Sem Fogo – Criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas, o Bahia Sem Fogo é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

Dia a dia do bombeiro – Por volta das 5h, os bombeiros iniciam o dia por trilhas íngremes, terrenos com relevos variados e equipados com mochilas costais, abafadores, pás, foices e enxadas. Ao longo do percurso eles constroem aceiros, para evitar que o fogo se alastre, e fazem o combate direto às chamas. Por terra, também orientam os pilotos das aeronaves nos lançamentos de água e no monitoramento.

Canais de denúncia – A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.