Inema apresenta novo Boletim de Monitoramento Diário de Focos de Calor

Visando contínuas melhorias no atendimento do tipo da necessidade e no auxílio da interpretação técnica, foi disponibilizado na última terça-feira (1) pela Diretoria de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental (DIRAM), do Instituto do meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), um novo modelo de boletim de Monitoramento Diário dos Focos de Calor.

Segundo Greice Ximena Oliveira, coordenadora de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP) do Inema, o novo Boletim de Monitoramento Diário de Focos de Calor [veja clicando aqui] continuará sendo publicado pela COCEP diariamente, mas o seu formato mudou para ajudar o usuário na tomada de decisão de forma mais célere e mais segura.

“A equipe de meteorologia do Inema criou um mapa que irá mostra a densidade de focos de calor em 24h, minimizando assim a possível duplicidade na contagem do número de focos, pois o mesmo ponto pode ser contabilizado por diferentes satélites, dando a falsa impressão que aquela localidade tem maior prioridade de monitoramento e/ou deslocamento de brigada de incêndio”, explicou.

Ainda, segundo a coordenadora “além de observar a densidade de focos de calor, este mapa irá contemplar as unidades de conservação estaduais e federais para servir como mais uma ferramenta de conservação ambiental”.

Outro dado que passa a existir no boletim é uma pequena nota sobre a previsão do tempo do dia seguinte, que irá auxiliar no planejamento da equipe atuante naquele ponto. A Tabela de dados de registro dos focos de calor continua presente, agora com a inclusão do tipo de bioma da localidade que foi detectada uma fonte de calor e se este ponto encontra-se em uma Unidade de Conservação. Os demais dados, horário da detecção, satélite, município e coordenadas geográficas seguem presentes na tabela.