Inema retoma análise para divulgação da balneabilidade das praias

Interrompido durante a pandemia do covid-19 o processo de balneabilidade das praias, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), foi retomado no dia 23/06 e o resultado deve voltar a ser disponibilizado semanalmente pelo órgão.

Inicialmente serão retomadas a divulgação de seis praias: Roma, Porto da Barra, Boca do Rio, Itapuã, Stella Maris e Buraquinho. As outras, que também são analisadas pelo órgão, terão o retorno gradativo, respeitando sempre as cinco semanas seguidas de analise que antecedem a divulgação.

“Com a condição de emergência de saúde pública o CEPED (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) suspendeu temporariamente o serviço prestado pelo laboratório, já que obviamente a prioridade seria a demanda de testes do COVID-19. Mas agora faremos esse retorno gradual para que a população volte a receber informações sobre a as praias analisadas pelo Inema”, explicou o diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental (DIRAM), Eduardo Topázio.

Balneabilidade é entendida como qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este contato direto e prolongado onde há possibilidade de ingerir quantidade significativa de água.

A balneabilidade no Estado da Bahia é realizado pelo Inema, por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais da DIRAM, atendendo as especificações da Resolução N.º274/2000 do CONAMA que define critérios para classificação das águas destinadas a recreação de contato primário.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Vai dar Praia

Para a população que costuma frequentar a praia nas horas vagas e nos fins de semana, está disponível o aplicativo “Vai Dar Praia”. O software lançado em 2018 foi criado e desenvolvido por técnicos do Inema, com o objetivo de possibilitar a verificação semanal sobre a balneabilidade (análise das praias próprias ou impróprias para banho) de 119 praias baianas monitoradas semanalmente em 29 municípios do estado.

O aplicativo é gratuito e está disponível para aparelhos com o sistema operacional Android e IOS .

Além da balneabilidade, o usuário também poderá identificar os dias de medição e o local da coleta, imagem da praia, previsão diária do tempo, tábua das marés, velocidade e direção dos ventos, temperatura e umidade do ar, índice UV e as fases da lua. Para ter acesso a essas informações, basta baixar o aplicativo e acessar o serviço de busca pelo nome da praia desejada.