Inema empossa CG das APAs Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara

Aconteceu na manhã da última quarta-feira (20), no Auditório do Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Barra de Jacuípe, a reunião conjunta de posse dos Conselhos Gestores (CG) das Áreas de Proteção Ambiental – APA Lagoas de Guarajuba e APA Rio Capivara.

O evento que é coordenado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) contou com a participação de Jeanne Sofia Florence, diretora de Sustentabilidade e Conservação da autarquia, Geneci Braz, gestor da APA Joanes-Ipitanga, Luiz Cláudio Correia, gestor das APAs Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara, além de representantes da Coordenação de Interação Social (CODIS) e membros dos conselhos que tomaram posse.

Segundo a diretora Jeane Florence, uma das responsáveis pela retomada das atividades dos conselhos, o que facilitou bastante foi a chegada de um gestor para acompanhar as APAs. “Vamos retomar a gestão da unidade, nós estávamos atendendo situações bem pontuais quando as demandas chegavam, mas é muito bom e ideal termos uma pessoa à frente que vai ter mais tranquilidade conduzindo com toda boa vontade e empenho”, disse a diretora fazendo referencia ao gestor Luiz Claudio Correia.

Para Karina Novoa, arquiteta e conselheira da APA Lagos de Guarajuba pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) o Conselho é de fundamental importância para a proteção da área envolvida. “Eu acho que o Conselho é um a ferramenta muito importante para gestão da APA, para que ela funcione da melhor forma e acompanhe os processos do local, pois existe muita pressão de construções, pressão da indústria do turismo nesses locais fragilizados de um ecossistema muito rico e frágil, então precisa ser monitorado”, ressaltou Novoa.

A primeira reunião dos Conselhos Gestores acontece no dia 05 de dezembro. Na ocasião será alinhado um calendário para que seja realizado o máximo de reuniões em conjunto, visando que as duas áreas compartilham da mesma realidade.

APA Lagoas de Guarajuba – Constitui uma das áreas úmidas mais significativas do Litoral Norte do Estado da Bahia, devido ao desempenho de importantes funções ambientais tais como: funciona como tampões hidrológicos para reservatório subterrâneos, além de mitigar os efeitos da poluição do ar e da água; e serve de abrigo e reprodução para aves migratórias, jacarés e sucuris, entre outras espécies. Com uma área de 230 ha, a APA está localizada no município de Camaçari – BA, compreendendo a localidade denominada de “Lagoas de Guarajuba” e toda porção de terreno situada entre a BA-099 / Estrada do Coco e a Plataforma Continental interna, tendo como limite a Noroeste o Rio Pojuca e a Sudoeste o Rio Jacuípe.

APA Ri Capivara – A área abriga ecossistemas de extrema fragilidade associados a terraços marinhos e terras úmidas que lhe confere um expressivo significado ambiental e paisagístico onde estão inseridos rios, lagos, brejos, manguezais, restinga arbórea e arbustiva, além de cordão de dunas estacionárias. A APA está localizada no município de Camaçari, sendo limitada ao Norte pelo rio Jacuípe, a leste pelo Oceano Atlântico, a oeste pela Ba-099 rodovia e ao sul pela indústria Millenium, Km 20 da referida rodovia. Compreende uma extensão territorial de aproximadamente 1.800 ha.