Eleição para CG das APAS Rio Capivara e Lagoa de Guarajuba é promovido pelo Inema

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou na manhã da última quarta–feira (30) uma reunião eleitoral do Conselho Gestor (CG) da Área de Proteção Ambiental (APAs) Rio Capivara e Lagoa de Guarajuba.  A eleição teve como intuito nomear novos membros para preencher uma lacuna entre as duas Unidades de Conservação (UC) do litoral norte.

Para o técnico da Diretoria de Sustentabilidade e Conservação (DISUC), Josué Calmon, a concretização deste processo eleitoral é uma conquista, pois até então as APAs não contavam com um conselho gestor, que além de ser um instrumento de fortalecimento, é uma forma de aprimorar a participação dessas unidades de conservação, sendo este o espaço que garante o seguimento da sociedade. “Além disso, têm representações dos poderes públicos em sua esfera federal, estadual e municipal de empresariados, empreendedores locais e dos diversos representantes da sociedade civil”, explica Calmon.

Os Conselhos Gestores são muito importantes para a sociedade, pois atuam no processo de fiscalização, nos licenciamentos ambientais, na proibição de ação de predadores, e nas especulações imobiliárias de Apoio e Proteção Ambiental (APA), respondendo as demandas da sociedade civil, como o CG, que tem uma parceria com a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), responsável por apurar as denúncias.

A iniciativa também é parabenizada pelo secretário executivo da gestão anterior, Ajax Tavares, que reforça a importância do conselho para a sociedade. “Desejo que essa nova gestão faça cumprir os regimentos, diminuindo as dúvidas da sociedade e mostrando a força que estes conselhos têm na resolução dos conflitos”, ressalta Tavares.