Governo convoca reunião de alinhamento sobre situação das manchas de óleo no Sul do Estado

O secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, estará no município de Ilhéus, Sul do Estado, nesta sexta-feira (25), para alinhamento das ações a serem adotadas para limpeza das praias atingidas pelo óleo nos municípios de Cairú, Uruçuca, Ilhéus, Maraú e Itacaré. A reunião será realizada às 15h, no Centro de Convenções de Ilhéus, e contará também com a presença da Defesa Civil do Estado, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Bahia Pesca, além de representantes dos municípios impactados.

Durante o encontro, serão apresentadas as ações do Governo do Estado para mitigação dos impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelo óleo. Na oportunidade, será distribuído para as prefeituras o manual básico para manuseio seguro e estocagem temporária dos resíduos de óleo retirados da praia. As instruções foram elaboradas pela equipe técnica do Inema e irão subsidiar o trabalho dos municípios. As instruções vão desde a forma correta da coleta do óleo, à prevenção e cuidados no manuseio e armazenagem em local apropriado.

O Governo do Estado cobra posicionamento da União para contenção das manchas de óleo em alto mar e aderiu à ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE-BA) exigindo que o Governo Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) coloquem as barreiras de contenção nos nove estuários do Litoral Norte, e adotem medidas efetivas de proteção do litoral baiano.

Ao todo, já são 15 municípios baianos impactados (Jandaíra, Conde, Entre Rios, Esplanada, Mata de São João, Camaçari, Lauro de Freitas, Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Cairú, Uruçuca, Ilhéus, Maraú e Itacaré), seis deles declararam situação de emergência (Jandaíra, Conde, Entre Rios, Esplanada, Camaçari e Lauro de Freitas).

Serviço:
O quê: Reunião de alinhamento das ações de monitoramento e limpeza das praias impactadas pelo óleo no Sul do Estado
Quando: sexta-feira, 25 de outubro, às 15h
Onde: Centro de Convenções de Ilhéus – Rua Soares Lopes, Centro.