Conselhos das APA’s Caraíva Trancoso e Serra do Ouro tomam posse

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por meio da Diretoria de Unidades de Conservação (DIRUC) e da Coordenação de Interação Social (CODIS), promoveu nos dias 17 e 19 de setembro a posse dos novos membros dos Conselhos Gestores (CG) das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Caraíva Trancoso e Serra do Ouro.

O Centro de Cultura do município de Porto Seguro, localizado a cerca de 700 km de Salvador, recebeu aproximadamente de 30 pessoas para a posse do novo CG da APA Caraíva Trancoso visando o biênio 2019 – 2021.

Já a posse do CG da APA Serra do Ouro aconteceu no auditório da sede da APA, no Centro do município de Iguaí, a cerca de 500 km da capital baiana. 30 pessoas acompanharam a posso do novo Conselho para o biênio 2019 – 2021.

Um dos responsáveis pelas cerimônias, o coordenador Rob Roy, parabenizou os membros dos novos Conselhos. “Todos estão de parabéns. Acredito que terão um muito trabalho pela frente, mas também não tenho dúvidas que os novos membros têm a competência para fazer que esses colegiados possam ser cada vez mais fortes”, avaliou.

Membros empossados para o CG Caraíva Trancoso:

Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria de Meio Ambiente, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA), Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – Polícia Militar da Bahia (CIPPA) – Porto Seguro, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Associação Despertar Trancoso, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Coral Vivo (ICV), Itaquena S.A – Agropecuária, Turismo e Empreendimentos Imobiliários, Divino Empreendimento Turísticos Ltda. – Hotel Calá & Divino, Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA).

Membros empossados para o CG Serra do Ouro:

Instituto de Meio Ambiente e Recursos, Secretaria de Meio Ambiente, Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA), Prefeitura Municipal de Iguaí, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Vitória da Conquista (ICMBio), Universidade Estadual Sudoeste da Bahia (UESB), Associação dos Comunitária dos Lavradores da Fazenda Madeira, Associação dos Produtores do Vale do Rio dos Índios, Sindicato dos Produtores Rurais de Iguaí, Associação dos Pequenos e Médios Produtores do Vale do Rio Preto, Hotel Fazenda Princesa Ester e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA).

Conselho Gestor – O Conselho Gestor de Unidade de Conservação é um colegiado formalmente constituído, onde são mediadas as relações e conflitos socioambientais entre a Sociedade Civil, o Poder Público e os Empreendedores locais, visando à gestão participativa da Unidade de Conservação, com o foco na conservação, ordenamento dos recursos naturais e no equilíbrio dos interesses das populações residentes.