CG Rio do Cobre/São Bartolomeu realiza I Reunião Ordinária 2019

Na quinta feira (29) aconteceu a I Reunião Ordinária do Conselho Gestor (CG) Rio do Cobre/São Bartolomeu, no auditório do Parque São Bartolomeu – Salvador. O encontro oficializou a recondução por mais 02 anos da atual gestão, alem disso, reuniu conselheiros, poder público, sociedade civil e empreendedores locais para elaboração do plano de ação.

De acordo Josué Silva, técnico do Núcleo Socioambiental da Diretoria de Unidade de Conservação (DIRUC), pertencente ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), “o plano de ação é um instrumento de alinhamento dos mandatos, desenvolvidos por meio de elaboração participativa”. O CG funciona de forma colegiada com participação de representantes de organizações da Sociedade Civil, do Poder Público e dos empreendedores locais, que se reúnem para discutir sobre a realidade local, buscar soluções para prevenção e resolução dos problemas socioambientais do território.

O mandato do CG tem a duração de 02 anos, podendo ser prorrogado e reelegível sendo a designação dos representantes, titulares e suplentes, publicada no diário oficial por meio de portaria instituída pela direção geral da autarquia. Na Bahia os CGs estão ligados ao Inema com supervisão do Núcleo Socioambiental da DIRUC, que tem como diretora Jeanne Sofia Tavares Florence.

O CG exerce função estratégica na mobilização dos territórios na construção de políticas públicas de conservação da fauna e flora local, como reforça Priscila da Silva Santos, representante da sociedade civil no conselho do Rio do Cobre/São Bartolomeu “são de extrema importância na mobilização da sociedade, para conscientização da relevância de conservar nossos bens naturais e riqueza ambientais”, comenta.