Inema celebra 8 anos de gestão ambiental

Em comemoração aos 8 anos de gestão ambiental do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), criado após a fusão do Instituto de Meio Ambiente (Ima) e o Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), foi realizada na manhã desta quarta-feira (08) um café da manhã na copa do órgão, onde estiveram presentes o secretário João Carlos Oliveira, a diretora-geral Márcia Teles, servidores e colaboradores do Instituto.

O secretário João Carlos Oliveira enalteceu as atividades realizadas pelo Inema ao longo desses oito anos, pontuando que é “extremamente gratificante quando a gente está na área pública com a certeza de dever cumprido, de que nós estamos caminhando, buscando, sobretudo, eficiência e, principalmente, efetividade”.

Ainda segundo o secretário não é fácil estar numa área ambiental onde são desenvolvidas justamente políticas públicas na área de fiscalização, de outorga e de licenciamento, mas agradece aos diretores, servidores e colaboradores que conseguem transformar o ambiente em um espaço agradável. “É maravilhoso viver o sucesso do presente que já se completa oito anos”, disse Oliveira.

A diretora-geral Márcia Telles afirmou que, apesar das dificuldades e dos processos necessários para a evolução, se sente muito honrada em ser dirigente do órgão. “Acredito e escolho pensar que estamos evoluindo e melhorando, que esse é o objetivo, ou até mesmo deveria ser o objetivo de cada ser humano, melhorar cada vez mais, e nesses oito anos temos conseguido isso. Claro que as dificuldades são muitas, ainda estamos muito aquém daquilo que gostaríamos, mas o objetivo é sempre chegar lá, sempre estar melhorando e nos qualificando”, concluiu a titular, agradecendo a cooperação dos servidores que, ao longo dos anos permitiram essa evolução.

O Inema – O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foi criado através da lei nº 12.212 de 4 de maio de 2011, promovendo a integração do sistema de meio ambiente e recursos hídricos do Estado da Bahia. O Inema tem por finalidade executar as ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, a Política Estadual de Recursos Hídricos e a Política Estadual sobre Mudança do Clima.

Cabe ao Inema atuar em articulação com os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual e com a sociedade civil organizada, a fim de dar mais agilidade e qualidade aos processos ambientais.