Inema e Sema promovem ações de saúde para funcionários

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) disponibilizaram serviços de vacinação, aferição de pressão arterial e exame de glicemia para os funcionários. A ação visa alertar e conscientizar para o cuidado com a saúde e qualidade de vida, indispensáveis para promoção de um ambiente saudável e mais humano.

Para a técnica da coordenação de Ações Estratégicas do Inema, Marivone Santos Silva, o resultado da ação surpreendeu pela quantidade de jovens que apresentaram quadros de pressão e glicemia elevados. “Solicitamos aos profissionais do posto de saúde de Mata Escura, parceiro na ação, um relatório dos resultados alcançados nos testes de glicemia e aferição de pressão. Para se ter uma idéia, um funcionário apresentou índice glicêmico de 537 mg / dL, e foi encaminhado para atendimento médico imediato. Nossa proposta é acompanhar os resultados e promover ações de conscientização para uma vida saudável”, afirmou Marivone.

A ação iniciada no dia 9 de abril terminou na manhã desta sexta-feira (12), e atendeu mais de 340 funcionários. A equipe médica foi composta por dois médicos e três técnicos de enfermagem. A servidora Marília Eugênia de Souza, secretária da diretoria de Unidades de Conservação do Inema (Diruc), parabenizou a ação, pelo cuidado dos profissionais envolvidos e pela adesão dos funcionários. “Minha pressão estava alta e eu recebi uma verdadeira aula dos cuidados que devo ter com minha saúde, saí de lá confiante das atitudes que devo ter para uma vida mais saudável”, disse.

O cuidado e a atenção que a equipe médica dispensou aos funcionários da Sema e do Inema durante a ação também foi compartilhada pela auxiliar técnica de Eventos, Monise Lima das Virgens. “Aproveitei para tirar minhas dúvidas sobre algumas alergias que tenho desenvolvido e solicitar contato de locais de atendimento e profissionais qualificados. Era o que eu precisava para buscar uma solução para este problema”, afirmou.