Inema realiza último ciclo de seminários sobre gestão dos recursos hídricos

Cerca de 50 pessoas participaram entre os dias 11 e 12 de dezembro, no município de Porto Seguro, da última etapa dos seminários idealizados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), visando a qualificação em gestão e fortalecimento para membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia (CBH).

O evento aconteceu por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês (PROCOMITÊS), com a organização da Coordenação de Interação Social (CODIS) do Inema  aconteceu na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Os participantes da última etapa do seminário receberam qualificação em gestão e cobrança do uso da água, com a técnica do Instituto, Mônica Portella. O tema monitoramento dos recursos hídricos foi ministrado pelo técnico da Unidade Regional Portal do Sertão, Silvio Santos. Estiveram no evento os membros dos CBHs dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (CBHPIJ) e dos Rios Frades Buranhém e Santo Antônio (CBHFRABS).

Fazendo um balanço sobre as atividades, Silvio Santos classificou como positivo e já projeta uma reformulação com uma maior participação dos membros dos comitês para os próximos eventos. “Alguns entraves dificultaram a realização dos seminários, principalmente por ser um ano eleitoral, mas como primeiro realizado nesse modelo todos foram bem desenvolvidos. No próximo ano vamos elaborar algumas estratégias e os membros dos comitês poderão indicar as atividades que poderão ser desenvolvidas”, avaliou o técnico.

O coordenador da CODIS, Rob Roy agradeceu a diretora do Inema, Márcia Telles, pelo empenho para que o evento fosse realizado com sucesso e afirmou que esse tipo de ação que busca o fortalecimento dos comitês é de fundamental importância e deve se tornar pauta constante. “Nós Temos a questão da distância, mas através dessas ações procuramos estreitar o máximo possível. Esses seminários também servem como um momento de integração e discussão dos comitês acho de relevante importância”, disse o coordenador.

Seminários – Ao todo, cerca de 240 membros de comitês foram qualificados em gestão das águas. Com diversos temas pertinentes as atividades do dia a dia dos integrantes dos comitês de bacias, os seminários aconteceram nos municípios de Feira de Santana, Seabra, Juazeiro, Barreiras, Ilhéus e Porto Seguro. Com a participação de técnicos e especialistas em recursos hídricos, a capacitação tratou também de temas sobre legislação, fiscalização e monitoramento.