Inema realiza eleição e posse da diretoria do CBHP

O Inema realizou na última sexta-feira (23/11), no Serviço Social da Indústria (SESI) do município de Feira de Santana, reunião para eleição e posse da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu (CBHP), visando o biênio 2018 – 2020.

Na ocasião, cerca de 30 pessoas estiveram presentes para a recondução do atual presidente Evilazio Fraga, que afirmou ter consciência da responsabilidade do peso do cargo, agravado mais ainda, segundo Fraga, pelo momento da situação hídrica da Bahia e do nordeste.

“Temos regiões dentro da nossa bacia com problemas graves de disponibilidade hídrica, regiões com conflitos, isso tem nos angustiado e tem nos preocupado bastante porque quem não se sensibiliza com o sofrimento do outro, é uma situação difícil que eu realmente me sensibilizo bastante e me sinto impotente às vezes, e na na maior parte porque as soluções e as decisões não passam pela nossa competência”, analisou o presidente reeleito.

CBH – É uma instância colegiada formada por representantes dos poderes públicos (municipal, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca), também conhecida como Parlamento das Águas, com a competência de promover a gestão participativa das águas.

Os membros de um Comitê de Bacia são eleitos através de um processo democrático e empossados pelo governador do Estado, com mandato renovado a cada dois anos. Suas decisões são aprovadas e legitimadas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A Lei Estadual 10.432/06 estabelece o Comitê de Bacia Hidrográfica como ente de Estado, e seus membros têm poder consultivo e deliberativo. Os Comitês de Bacias fazem parte da composição dos Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos.