Vazamento no duto subterrâneo de responsabilidade da Petrobrás

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), informa que realizou inspeção na manhã do dia 11/06/2018, para verificar a ocorrência de resíduos oleosos oriundos de vazamento na dutovia da Petrobrás, via submersa do Rio São Paulo. A vistoria teve inicio na comunidade de Pitinga, indo até o ponto da última barreira de contenção instalada ao norte do ponto do vazamento, local conhecido como o “ponto de desembarque no Rio São Paulo”, seguindo em direção à comunidade de Passé ao Sul do ponto de vazamento, local onde os resíduos foram encontrados.

Vale ressaltar que estes resíduos apresentam elevado teor parafínico e quando entram em contato com a água solidificam, tomando aspecto de grânulos de carvão (pelotas), que flutuam sobre a água, não fixando-se sobre substrato ou vegetação. Com isso, não foi constatado no corpo hídrico e no manguezal local a presença de indivíduos da fauna aquática ou terrestre que tenham sofrido com o evento, ou seja não foi visto nenhum animal morto ou ferido.

A empresa responsável pela operação do duto instalou uma base de apoio próximo ao Rio São Paulo, onde está realizando de maneira contínua a remoção e o armazenamento temporário dos resíduos, que serão encaminhados para a central de tratamento de resíduos (Centro de Tratamento de Efluentes – CATRE/ Estação Taquipe/Sebastião do Passé).

A equipe do Plantão de Emergência do Inema continua acompanhando os trabalhos de limpeza da área pela Petrobrás, e ao final do dia desta quarta-feira (13/06/18) os técnicos que acompanharam a limpeza do local afetado informaram que houve uma significativa redução de resíduos na água, no manguezal e margens do rio citado, inclusive há diversos pescadores retomando as atividades de pesca, coleta de crustáceos e mariscagem.

O Inema continuará acompanhando os procedimentos de limpeza, inclusive realizando coleta de amostras de água e sedimentos para elaboração de laudos laboratoriais quanto aos eventuais impactos ao ecossistema local.