Inema realiza análise geológico na Ilha de Matarandiba

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informa que após receber denúncia, realizou fiscalização no último dia 07 de junho, na Ilha de Matarandiba, referente ao afundamento do solo em terreno de propriedade da empresa Dow Química.

A empresa reportou ao Instituto que inicialmente algumas ações foram realizadas, a exemplo do acionamento do centro de tecnologia da Dow Global; Visita imediata de profissional Geofísico; Medições e localização via drone; Bloqueio do acesso mais próximo e criação de um posto de vigilância para evitar acesso de pessoas não autorizadas; Comunicação a Comunidade de Matarandiba. Foi informado também que a empresa está elaborando um plano de ação para identificar as causas do rebaixamento do solo com o apoio da UFBA/Instituto de Geociências.

No momento a área técnica do Inema encontra-se finalizando o relatório de atendimento emergencial, que irá inclusive subsidiar a emissão de desdobramentos à empresa, bem como a solicitação de exigências técnicas para recuperação da área e investigação das causas.