CBH dos Rios Verdes e Jacaré realiza reunião de posse para novos membros

Foi empossada nesta terça-feira (24), pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os novos membros do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Verdes e Jacaré (CBHVJ), entre titulares e suplentes, além de representantes dos poderes públicos, federal e estadual indicados pelo próprio comitê. A reunião plenária, que aconteceu na Secretaria de Educação do município de Irecê, localizado a 478 km de Salvador,  também serviu para eleger a sua nova diretoria visando o quadriênio 2018 – 2022 e alinhar as próximas deliberações.

O objetivo do processo de renovação é reoxigenar os comitês com uma nova composição de colegiado e diretoria, ampliar a participação dos segmentos garantindo o uso racional da água e a sua preservação.

Para Sílvio Santos, servidor do Inema e presidente da Comissão Eleitoral do CBHVJ, “todo o processo eleitoral transcorreu de maneira absolutamente tranquila e democrática, vez que, todos os habilitados presentes foram bem orientados em todas as etapas do certame, desde a mobilização até as eleições”. Ainda segundo Santos, “o sucesso das eleições do CBHVJ é fruto principalmente da participação social e do cumprimento das legislações que regem a política nacional e estadual de recursos hídricos”.

O Comitê – É uma instância colegiada formada por representantes dos poderes públicos (municipal, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca), também conhecida como Parlamento das Águas, com a competência de promover a gestão participativa das águas.

Eleição – Sob a Coordenação da Comissão Eleitoral e suporte da CODIS, o processo contou com a participação de 61 habilitados dos segmentos Sociedade Civil Organizada e Usuários de Recursos Hídricos, que atenderam às exigências previstas no Edital 01/2018, que baliza o referido processo eleitoral, além de 11 municípios integrantes da bacia.