Reunião apresenta metas para o 2° ciclo do Progestão

Aconteceu nesta quinta-feira (15), na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com a presença de representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), técnicos do Instituto e da Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema), reunião de balanço das atividades do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), além da apresentação de metas e propostas para o 2° ciclo do projeto.

O Progestão é um programa de incentivo financeiro aos sistemas estaduais para aplicação exclusiva em ações de fortalecimento institucional e de gerenciamento de recursos hídricos, mediante o alcance de metas definidas a partir da complexidade de gestão (tipologias A, B, C e D) escolhida pela unidade da federação.

A diretora geral do Inema, Márcia Telles, durante a abertura do encontro frisou que a autarquia manterá para a segunda etapa o mesmo afinco exercido no começo das atividades, mas levando em consideração a celeridade que as metas exigem. “Vamos mostrar todo empenho que a gente tem, não só na conquista desses benefícios. Vamos trabalhar com a mesma dedicação nessa segunda fase, onde o grande objetivo é dar continuidade ao projeto. A Bahia é o estado que mais cumpriu as metas, o único 100% e levando em consideração que temos um estado imenso, com ocupação territorial bastante espessa realmente é um fator que deve ser comemorado”, avalia a diretora.

Ao decorrer do ano devem serão programadas outras reuniões internas com coordenadores e técnicos para estruturar a atuação e continuar buscando um bom desempenho nas avaliações e assim permanecer recebendo os recursos que são de direito por cumprir o Prógestão.