Inema participa de evento que promove o Projeto Terra Livre

Aconteceu na última segunda-feira (12/03), no Campus da Universidade Federal do Oeste (UFOB), na cidade de Barreiras, um evento em promoção do Projeto Terra Livre, que é uma iniciativa com articulação oficial (Acordo de Cooperação Técnica) de caráter prático e inclusivo que envolve importantes atores operacionais do Governo do Estado da Bahia.

Atuam m conjunto neste projeto o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a UFOB, o Consórcio Multifinalitário do Oeste (CONSID)  e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras. Com o objetivo de proporcionar a duas mil famílias, benefícios previstos em políticas públicas, dentre estes o Título da Terra, o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

A diretora geral do Inema, Márcia Telles reafirmou o que já tem sido uma prática da sua gestão o incentivo ao CEFIR.  “O cadastro é uma prioridade. O Inema tem na sua equipe técnica formadores de profissionais que estarão à disposição de projetos como esse”, afirmou a diretora.

De acordo com Aldo Carvalho, assessor técnico da Diretoria Geral do Instituto e instrutor da capacitação, este trabalho será um bom parâmetro para projetos futuros. “O Terra Livre servirá como referência para que outros com objetivos múltiplos para um mesmo público sejam apoiados e efetivamente executados pelos agentes de Estado”, avaliou Carvalho.

“É motivo de muito orgulho participar como servidora deste importante momento da história do serviço público da Bahia. Acreditar me projetos como esses cujo o resultado vai muito além de um simples papel, é fundamental” disse Fabiana Mattos, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Seplan e integrante da equipe de gestão do projeto.