Inema marca presença no Fórum Mundial da Água – “Rumo a Brasília 2018”

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) marcou presença nesta sexta-feira (02/03) no Fórum Mundial da Água – “Rumo a Brasília 2018”, que aconteceu no Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia – SENAI CIMATEC. O encontro faz parte de uma série de eventos realizados durante 4 dias, em 3 capitais brasileiras e 2 latino-americanas, visando envolver a sociedade nas esferas econômicas, política, tecnológica e cultural.

Presente no fórum, Márcia Telles, diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema comentou que Salvador é privilegiada por fazer parte desse momento, onde a água, tema principal do evento, tem despertado de forma mundial a necessidade de repensar o futuro desse bem natural. “Receber um evento desse porte demonstra que Salvador é um dos roteiros principais de estudos para o aperfeiçoamento da gestão da água. Hoje recebemos especialistas e diversos profissionais do ramo, então e o fórum contribui para ampliar o dialogo também de forma democrática”, afirmou a diretora.

O Fórum Mundial da Água, organizado pelo Conselho Mundial da Água, é o mais importante evento do setor de água. A cada três anos, um país e uma cidade são anfitriões desta importante iniciativa.

Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum Mundial da Água tem entre suas características a participação aberta e democrática, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional. Tem por objetivo promover o diálogo para influenciar o processo decisório sobre água no nível global, visando o aproveitamento racional e sustentável deste recurso.

O 7º Fórum, realizado em abril de 2015, na Coreia do Sul, reuniu mais de 40 mil participantes de 168 países. Participaram 9 Chefes de Estados, Governos e Secretários da Comunidade Europeia, 80 Ministros, Vice-Ministros e Secretários de Estado e mais de 100 membros dos poderes locais, incluindo prefeitos e parlamentares. Com o tema “Água Para o Nosso Futuro”, promoveu mais de 400 sessões temáticas, envolvendo representantes de empresas privadas, organizações não governamentais, academia, governos e instituições internacionais da sociedade local.

Brasília foi escolhida como sede do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 18 a 23 de março de 2018.