Workshop sobre licenciamento ambiental reúne representantes de empresas na FIEB

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participou na última sexta-feira (27), de um workshop sobre licenciamento ambiental para empresas, realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O evento é parte de um convênio de cooperação técnica entre as duas instituições e teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o licenciamento ambiental, de maneira a tornar os processos mais qualificados, contribuindo para dar maior celeridade à obtenção das licenças.

Responsável pela abertura do workshop, o diretor de Regulação do Inema, Leonardo Carneiro, conceituou a capacitação através de orientações técnicas às empresas. “Uma excelente oportunidade para dialogar com gestores ambientais e técnicos das empresas, tirar as dúvidas sobre os procedimentos de formação de processo de licenciamento, dos atos autorizativos, sobre o sistema estadual de informações ambientais, sobre a ASV (autorização de supressão de vegetal), pra que a gente não tenha tanta dificuldade nas análises dos processos”, explicou.

Para Arthur Bulhões, assessor técnico da Diretoria Geral, o encontro é uma forma de você abrir um diálogo com várias empresas ao mesmo tempo. “É uma forma de você ter um feedback deles, das dificuldades que estão tendo, enxergar oportunidades de melhoria no funcionamento do órgão, e ver a oportunidade de sinalizar quais são os pequenos procedimentos que eles podem realizar no dia a dia que facilitam a análise dos processos tanto pra eles quanto pra gente. Espero que possa acontecer com mais frequência e até com outros setores, como o de mineração, florestal, entre outros”, disse.

Gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Sistema FIEB, Arlinda Coelho ressaltou a procura pelo evento. “Tivemos uma demanda muito grande, mais de 200 empresas interessadas em participar, sendo priorizadas as que integram o nosso quadro associativo.s A Federação atua nessa interlocução direta com a indústria e temos esse papel de estar antevendo as situações de problemas, uma vez que nos entendemos como agente indutor”, explicou.

Rosana Galvão, prestadora de serviço da Petrobrás, considerou que o workshop veio para facilitar pra quem lida com este processo no dia a dia. “É importante pra gente entender o processo de licenciamento, esclarecer as dúvidas, fazer requerimentos, resolver de forma mais simples empecilhos como documentos que não são validados, por exemplo”.

Palestraram pelo Inema Leonardo Carneiro (DIRRE), Arthur Bulhões (ASTEC/DIREG), James Conceição (ATEND/DIREG), Rute Santana e Joselice Leone (COASP/DIRRE), Carlos Medeiros (COIND), Gisele da Silva (NOUT/DIRRE) e Natali Lordello (COFIS/DIFIM).