Governo entrega Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para brigadistas da Chapada Diamantina

Nesta quarta – feira (25), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam, no município de Mucugê, a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e de combate a incêndios para brigadistas da Chapada Diamantina. A iniciativa, que faz parte das ações da Caravana Bahia Sem Fogo e do programa Bahia Sem Fogo, acontece às 11h30, na sede da Associação Comunitária do Guiné, próximo ao Colégio Eurico Belo. O evento conta com a presença do titular da Sema, Geraldo Reis e com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Foram investidos aproximadamente R$ 1,6 milhão em materiais e fardamento para distribuição às brigadas que atuam nas ações de combate a incêndios florestais visando todo o Estado da Bahia.

Prevenção e combate – O Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, é responsável pelas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios em áreas de Unidades de Conservação (UCs) no estado.

Também visa garantir a efetividade das ações preventivas, com a realização de campanhas anuais de prevenção, fiscalização, com abrangência em todo o estado, em especial, para os municípios com maior ocorrência de incêndios nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste Baiano, além do apoio para ações de combate como a formação de brigadas voluntárias, treinamento de brigadistas, formação de subcomitês, distribuição de equipamentos de proteção individual e de combate, apoio logístico (alimentação, água,diária), locação de veículos e aeronaves (helicópteros e aviões air tractors) e também as ações de Educação Ambiental para as comunidades.