Governo discute gestão das águas com CBH Paraguaçu

Em mais uma mobilização com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o Governo do Estado e a comunidade local, foi realizado nesta sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores do município de Mucugê, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) a 16ª Reunião Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu (CBHP).

Durante a reunião foram apresentados o Plano de Ação Estratégica para a bacia e o instrumento de gestão da cobrança do uso da água, visando aplicar o consumo consciente da mesma, que é uma das maiores riquezas naturas.

O Secretário do Meio Ambiente Geraldo Reis também marcou presença na reunião extraordinária e aproveitou a oportunidade para elogiar a gestão organizacional do CBH Paraguaçu.

“Pelo pouco que conheço da história econômica, cultural e produtiva mais recente da região, e ambiental, seguramente esse comitê deve ser um dos mais organizados e mais qualificados que nós temos no estado da Bahia. Sem nenhum demérito aos outros comitês, nós temos uma diferenciação quanto ao nível organizativo, estrutural e mesmo de motivação para a captação dos comitês. Acho que nós temos grandes oportunidades, que é o conhecimento do plano estratégico, um plano aquém do Plano de Bacia, mas sem algo mais pragmático e mais imediato”, disse o secretário.

Representando Márcia Telles, diretora geral do Inema, o coordenador de Recursos Hídricos (CORHI) Bruno Jardim ficou responsável por apresentar o Plano de Ação Estratégica.

“Precisamos lembrar que os instrumentos de gestão dos recursos hídricos são essenciais como elementos de conquistas dessas soluções. Hoje tivemos discussões importantes sobre esse tema, nós apresentamos para o comitê o plano de ações estratégicas e sendo bem utilizado ele vai, de fato, ajudar nos ajudar a perceber os caminhos importantes para soluções de problemas”, comentou Jardim.

Intermediaram também a reunião a diretora de Políticas de Planejamento Ambiental da Sema, Elba Alves, que ficou com a incumbência de apresentar o instrumento de gestão da cobrança do uso da água, e o coordenador de Interação Social (CODIS) do Inema, Rob Roy, responsável pela coordenação da reunião e alinhamentos futuros da mesma.