Governo discute gestão da água para a Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré

Assim como realizado no munícipio de Mucugê, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), promoveu na última quarta-feira (25) mais uma apresentação sobre o Plano de Ação Estratégica para e o instrumento de gestão da cobrança do uso da água. O evento aconteceu na sede da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (CODEVASF), no munícipio de Irecê.

Presente na reunião, o secretário da Sema, Geraldo Reis, voltou a alertar que o consumo consciente é a melhor arma para combater a crise hídrica. “No que diz respeito aos recursos hídricos, todos têm conhecimento da crise em que vivemos. Entretanto, essa questão da crise hídrica é uma realidade em todo território baiano. Isso para focarmos na Bahia, mas é uma realidade histórica no Nordeste, mas que hoje essa crise já alcança toda e qualquer região do país. Por tanto essa questão da água tem que ser internalizada cada vez mais”, alertou o secretário.

Intermediaram também a reunião a diretora de Políticas de Planejamento Ambiental da Sema, Elba Alves, que ficou com a incumbência de apresentar o instrumento de gestão da cobrança do uso da água para a Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré, e o coordenador de Interação Social (CODIS) do Inema, Rob Roy, responsável pela coordenação da reunião e alinhamentos futuros da mesma.