Camaçari recebe Cadastro de Usuário de Água

Os técnicos da Ambientagro Engenharia Ltda, empresa contratada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizaram nesta segunda-feira (03), o cadastramento dos usuários de água da comunidade de Cascalheiras, em Camaçari.

O Cadastro Estadual de Usuário de Recursos Hídricos visa conhecer os diversos usos e usuários de água como, captação (superficial e subterrânea), lançamento de efluentes, barramento ou intervenções nos recursos hídricos possibilitando o aprimoramento da gestão dos Recursos Hídricos.
As políticas Federal e Estadual de recursos hídricos estabelecem que o cadastro de usuário de recursos hídricos é obrigatório. A coordenadora de campo da empresa Ambientagro, Carine Zachariadhes, alerta para necessidade dos usuários aderirem ao cadastro, contribuindo dessa forma para que o Estado realize uma adequada gestão, garantindo que todos tenham o direito ao uso da água.

Um dos moradores cadastrados na comunidade de Cascalheiras, localizado em Camaçari, que faz captação de água através do poço, pontuou a importância de se fazer uma gestão dos recursos hídricos. De acordo com Rivelino Alves, “todos nós precisamos de água. As pessoas precisam consumir água de maneira correta. Eu enxergo esse cadastro como garantia da água”.

Além do cadastro realizado através da visita de técnicos, o usuário também pode se cadastrar no módulo on-line do Cadastro de Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CERH), no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (SEIA), no endereço www.sistema.seia.ba.gov.br.

Receba bem o cadastrador

O cadastrador é um técnico, do próprio Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, autarquia da Secretaria do Meio Ambiente, ou atualmente da empresa Ambientagro Engenharia Ltda., devidamente identificado e treinado para coletar as informações sobre a captação (superficial e subterrânea), lançamento de efluentes, barramento ou intervenções no recurso hídrico. Os documentos necessários para o preenchimento do formulário são cópia da carteira de Identidade, CPF, CNPJ para empresas, além do endereço e ,finalidade do uso e vazão utilizada, dentre outras. No caso de captação de água por poço, será necessário uma cópia do perfil do poço ou teste de bombeamento.

O procedimento é gratuito e está sendo realizado em visita aos empreendimentos (indústrias, fazendas, etc) e nas residências que utilizam água, exceto aquelas que são abastecidas por concessionárias (Embasa, Centrais de Abastecimento, Prefeituras Municipais) ou que utilizam água armazenada da chuva.