Inema realiza curso de capacitação em Eunápolis

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, na última terça-feira (05), o curso realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) voltado para agentes públicos, servidores, técnicos, gestores e membros do CBH (Comitê de Bacias Hidrográficas), na sede do órgão em Eunápolis.

O objetivo do curso foi apresentar aos participantes a análise das políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos e seus instrumentos de gestão para se compreender sua relevância e aplicabilidade, para participação na gestão integrada de recursos hídricos, na definição de políticas públicas e na execução de projetos de base local.

José Emárcio Torres, secretário do comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Frades, Buranhém e Santo Antonio (FRABS), afirmou que o curso é fundamental para as pessoas entenderem a importância e função do conselho. “Esse curso foi um ponta pé inicial de um nivelamento para todas as pessoas que participaram poderem entender e fazer com que o comitê funcione”.

Para o coordenador de Interação Social do Inema, Rob Roy, esse tipo de capacitação é bastante importante, pois qualifica os gestores e as pessoas envolvidas nos temas sobre o referido comitê. “A nossa intenção é de que em breve teremos outros eventos similares não só aqui, como também em outro comitê”, afirmou.

Os temas abordados foram: política nacional e estadual de recursos hídricos; os sistemas nacional e estadual de gerenciamento de recursos hídricos – fundamentos e princípios, seus objetivos e diretrizes, a implementação na Bahia e desafios. Além desses temas, houve também a Instrumentos da Gestão de Recursos Hídricos (outorga, fiscalização, plano de bacia, cobrança e enquadramento).