Comemorando Semana do Meio Ambiente, APA Joanes – Ipitanga realiza evento na Unime

O auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), em Lauro de Freitas, foi palco do Descobrindo os Lençóis de Joanes-Ipitanga, que fez parte do especial da Semana do Meio Ambiente da APA. O evento ocorreu durante os dias 29 e 30 de maio e teve a parceria do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Com o objetivo de expor e discutir as principais temáticas socioambientais que ocorrem no território da Unidade de Conservação, dando a devida importância às áreas de proteção, especialmente as vivenciadas pelo o Conselho Gestor, a programação contou com a presença de representantes dos municípios integrantes e conselheiros da APA Joanes – Ipitanga e da Escola Municipal Ana Lucia Magalhães. O encontro foi aberto a estudantes e técnicos de instituições que desenvolvem atividades na área.

Para o coordenador da APA, Geneci Braz, “um encontro deste porte tem muita importância, bem como uma forma de capacitação do Conselho Gestor da unidade e enriquecimento de interlocução, fortalecimento de parcerias e para o conhecimento da sociedade civil, que tanto clama por conhecimento da área ambiental”, afirma Braz.

A conselheira da APA Joanes – Ipitanga, Valquíria Juriti, enfatizou o projeto Plante Saúde, que foi um dos apresentados no seminário da Semana do Meio Ambiente. ‘’O projeto beneficia mais 70 famílias, distribuídas em sete comunidades da orla de Camaçari, e tem apoio da Concessionária Litoral Norte (CLN), sob tudo que está relacionado à vida Sustentável. O objetivo principal é fazer uma reeducação ambiental visando à melhoria da qualidade de vida das pessoas’’, pontuou a conselheira.

Coordenador da escola participante, Antônio Cláudio explicou que é fundamental trabalhar valores na sociedade, transformando assim as atitudes perante o meio ambiente. “Quanto mais cedo explicar e mostrar para as crianças que devemos nos preocupar com o meio ambiente, maiores serão as chances de despertar a consciência pela preservação” disse.

A APA é um importante sistema de abastecimento de água para toda a Região Metropolitana de Salvador, onde proporciona a conservação e recuperação dos ecossistemas existentes na área. Possuindo 64.430 ha, ela contempla partes dos municípios de Salvador, Simões Filho, Camaçari, Lauro de Freitas, Dias D’Àvila, Candeias, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. Além de possuir recursos naturais, é dona de uma riqueza histórica, étnica e cultural e de atividades produtivas significativas para o desenvolvimento do setor econômico.

Fonte: Ascom / Inema